LABPAC_logo.jpg

 

Para saber mais sobre o patrimônio cultural:

Referências bibliográficas

 

 

 

Museus e coleções

 

ALMEIDA, Adriana M. Desafios da relação museu-escola. Comunicação e Educação, São Paulo: Moderna: USP, n. 10, p. 50-56, set./dez. 1997.

 

ALMEIDA, Adriana M.; VASCONCELLOS, Camilo M. Porque visitar museus. In: Bittencourt, Circe (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998. p. 104-116.

 

ARNAUT, Jurema Kopke; ALMEIDA, Cícero A. Fonseca (Org.). Museografia: a linguagem dos museus a serviço da sociedade e de seu patrimônio cultural. Rio de Janeiro: IPHAN: OEA, 1997.

 

Avaliação e estudos de públicos no Museu da Vida. Rio de Janeiro: Museu da Vida, 2003. (Cadernos do Museu da Vida).

 

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação em um museu de arte. Revista USP, São Paulo, n. 2, jun./jul./ago. 1989.

 

BARROSO, Gustavo Dodt. Introdução à técnica de museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1947. 2 v.

 

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: EDUSP: Zouk, 2003.

 

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia e museus: princípios, problemas e métodos. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1997. (Cadernos de sociomuseologia, n. 10).

 

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia e comunicação. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1996. (Cadernos de sociomuseologia, n. 9).

 

BUSCH, Leontina Silva. Organização de museus escolares: uma experiência realizada pela autora durante o curso de prática de ensino, dado às professorandas de 1936. São Paulo: Brasileira, 1937.

 

CABRAL SANTOS, Magaly. Lição das coisas (ou canteiro de obras) através de uma metodologia baseada na educação patrimonial. 1997. 137 p. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.

 

CABRAL SANTOS, Magaly de Oliveira. Memória, patrimônio e educação. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura – Memória e Patrimônio: Territórios e Cenários de Lembranças, Campinas: Unicamp, Área de Publicações CMU, n. 13,
p. 35-42, 2004.

 

CABRAL SANTOS, Magaly de Oliveira. Pesquisa em museologia e seus diferentes vetores acadêmicos: desafios para os museus contemporâneos. Boletim do Serviço Educativo do MASP, São Paulo: MASP, set. 2003. [Edição eletrônica]. Disponível em: <www. masp.uol.com.br/serviço educativo>

 

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu – a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó, SC: Argos, 2006.

 

CHAGAS, Mário. Museália. Rio de Janeiro: J.C. Editora, 1996. CURY, Marília Xavier Cury. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

 

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs). Museus – dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm; Brasília: CNPq, 2005.

 

FUNDAÇÃO MUDES. A criança e o museu. Rio de Janeiro: 1978. FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL. Museu de Ciências Naturais: 50 anos pesquisando a biodiversidade gaúcha. Porto Alegre: FZB, Museu
de Ciências Naturais, 2005. 136p. il. (Publicações avulsas FZB, n. 14).

 

GIRAUDY, Daniele; Bouilhet, Henri. O Museu e a Vida. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória; Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro; Belo Horizonte: UFMG, 1990.

 

GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M.C. (Org.). Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: ACESS: FAPERJ, 2003.

 

GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: Museu de arte e escola - Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 131 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

HAMBURGER, Ernst W.; MATOS, Cauê (Orgs.). O desafio de ensinar ciências no século XXI. São Paulo: EDUSP: Estação Ciência: CNPq, 2000. 349 p.

 

HOLANDA, Guy de. Recursos educativos dos museus brasileiros. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educativas. 1958.

 

KÖPTCKE, L. S. Les enseignants et l´exposition scientifique: une étude de l´appropriation pédagogique des expositions et du rôle de médiateur de l´enseignant la visite scolaire. Lille: Presses Universitaires du Septentrion, 2000. 591 p. 2 v.

 

LEITE, Maria Isabel. Criança, velhos e museu: memória e descoberta. Cadernos CEDES, Campinas, v. 26, n. 68, p. 74-85, 2006.

 

LEITE, Maria Isabel e OSTETTO, Luciana E. (Orgs.). Museu, Educação e Cultura – Encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005. 174 p.

 

LOPES, Maria Margaret. A Favor da desescolarização dos museus. Educação & Sociedade, n. 40, p. 443-455, dez. 1991.

 

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: EDUSP, 1999. 293 p., il. (Acadêmica, 26).

 

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. Nova Série, São Paulo, v.2, p. 9-42, jan./dez. 1994.

 

O Formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida: MAST, 2001-2002. (Caderno do Museu da Vida).

 

POSSAMAI, Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: Est Edições, 2001.

 

POSSAMAI, Zita R. Patrimônio e museu: história e memórias de uma cidade. Anos 90, n. 14, p. 23-35, dez. 2000

 

POSSAMAI, Zita Rosane; LEAL, Elisabete (Orgs.). Museologia Social, Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, UE, 2000.

 

O MUSEU em perspectiva. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, FUNARTE, 1996. (Encontros e Estudos, 2).

 

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino da história. Chapecó, SC: Argos, 2004. 178 p.

 

REAL, R. Binômio: museu e educação. Rio de Janeiro: MEC: MNBA, 1946.

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Reflexões museológicas: caminhos de vida. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2002. (Caderno de sociomuseologia, n. 18).

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Processo museológico e educação: construindo um museu didático-comunitário. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1996. (Cadernos de sociomuseologia).

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Repensando a ação cultural e educativa dos museus. 2. ed. ampliada. Salvador: UFBA, Centro Editorial e Didático, 1993. 136 p.

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Repensando a ação cultural e educativa dos museus. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1990. 96 p.

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Integrando a escola ao bairro. Salvador: Instituto Anísio Teixeira: Secretaria de Educação. 1990. 129 p.

 

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu, escola e comunidade: uma integração necessária. Salvador: SPHAN, Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.

 

TAMANINI, Elizabete. Museu Arqueológico de Sambaqui: um olhar necessário. 1994. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas.

 

TEIXEIRA COELHO, J. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 1997.

 

TRIGUEIROS, F. dos Santos. Museu e educação. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1958.

 

TRIGUEIROS, F. dos Santos. Museus: sua importância na educação do povo. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1956.

 

UNESCO. Novos enfoques educativos para atividade do museu: participação, criatividade, comunicação. Rio de Janeiro: UNESCO, OREALC, 1986.

 

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Imagens da Revolução Mexicana. O Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007. (Série Teses).

 

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Turismo e museus. São Paulo: Aleph, 2006. (Coleção ABC do Turismo).

 

Vasconcellos, Carolina Tonioli de. Educação em museus: uma leitura crítica. 2004. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu) - Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

VEGA, S. S.; VOLKMER-RIBEIRO, C. As coleções dos Museus de História Natural e a preservação e conservação do patrimônio natural. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, n. 13, p. 52-61, jan./mar.

 

VENÂNCIO FILHO, F. Função educativa dos museus. Estudos Brasileiros. Rio de Janeiro: Tip Mendes de Almeida, 1938.

 

 

 

Página atualizada
em 6 jun. 2011

Voltar à página
de abertura do LabPac