LABPAC_logo.jpg

 

Para saber mais sobre o patrimônio cultural:

Cartas de preservação (ou patrimoniais) - excertos

 

 


O que deve ser observado e abarcado na preservação dos bens?

 

1931:

"A Conferência recomenda respeitar, na construção dos edifícios, o caráter e a fisionomia das cidades, sobretudo na vizinhança dos monumentos antigos, cuja proximidade deve ser objeto de cuidados especiais. Em certos conjuntos, algumas perspectivas particularmente pitorescas devem ser preservadas. Deve-se também estudar as plantações e ornamentações vegetais convenientes a determinados conjuntos de monumentos para lhes conservar o caráter antigo."

(Carta de Atenas, Escritório Internacional dos Museus/Sociedade das Nações, outubro de 1931)

 

1962:

"Quando, numa zona protegida por lei, o caráter estético é de interesse primordial, a proteção legal 'por zonas' deveria abranger o controle dos loteamentos e a observação de algumas prescrições gerais de caráter estético referentes à utilização dos materiais e sua cor, às normas relativas à altura, às precauções a serem tomadas para dissimular as escavações resultantes da construção de barragens, ou da exploração de pedreiras, à regulamentação de derrubada de árvores, etc."

(Recomendação relativa à salvaguarda da beleza e do caráter das paisagens e sítios, Conferência Geral da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, Paris, dezembro de 1962).

 

1964:

"As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo não é a finalidade a alcançar no curso de uma restauração."

(Carta de Veneza. Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios, II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, Veneza, maio de 1964).

 

Fonte: IPHAN. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: 1995. (Caderno de Documentos, 3)

 

 

Página originalmente concebida como suporte às aulas da disciplina de “História e Patrimônio Cultural”, na Graduação em História  da UDESC (2003/I);
Responsável pela elaboração:
Janice Gonçalves

 

 

Página atualizada
em 26 fev.2011

Voltar à página
de abertura do LabPac