LABPAC_logo.jpg

 

Ciclo de filmes
Projeções da História: o século XX no cinema”

Evento realizado no âmbito do projeto de extensão
A aventura do documento”

 

 


 
Coordenação: Profa. Janice Gonçalves.

Colaborador: Nelson Canzian da Silva

Discutir as relações entre Cinema e História e, em especial, o filme como documento, foram objetivos do ciclo de filmes “Projeções da História: o século XX no cinema”. Promovido pelo projeto “A aventura do documento”, em conjunto com o CINEARTH (ambos  projetos de extensão desenvolvidos no âmbito do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC), o ciclo teve apoio da ANPUH-Seção SC e focalizou filmes que abordam o pós-1945 e a configuração da ordem bipolar, opondo Estados Unidos e União Soviética.

Os filmes foram exibidos no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro), aos sábados, às 16h.

 

Materiais do projeto “A aventura do documento”, voltados para os professores de ensino fundamental e médio, estão disponíveis aqui (dê um clique!).

 

 

Programação do ciclo

Tema: Um mundo bipolar: Estados Unidos x União Soviética no pós-1945

 

 

thirdman5

Dia 17/4 às 16h

O terceiro homem
The Third Man
/ 105 min / Inglaterra / Carol Reed / 1949 / p&b

Sinopse: O mistério que cerca a morte de Harry Lime é o fio condutor da narrativa, ambientada na Viena ocupada e partilhada pelos aliados vitoriosos na Segunda Guerra - estadunidenses, britânicos, franceses e soviéticos. O filme conta com atuações de Joseph Cotten, Allida Valli e Orson Welles e tem roteiro de Graham Greene.

meias_seda2

Dia 24/4 às 16h

Meias de seda

Silk stockings / 117 min / EUA /  Rouben Mamoulian / 1957 /cor

Sinopse: Refilmagem musical de “Ninotchka”, filme de 1939 estrelado por Greta Garbo e dirigido por Enst Lubitsch.  No filme de 1957, três agentes do governo soviético são incumbidos de trazer de volta à União Soviética o compositor Peter Ilitch Boroff, que se encontrava em Paris. Os três tardam em cumprir a missão, e a funcionária do governo soviético Nina Yoshenko. é então incumbida de ir a Paris e fazer com que todos retornem. No entanto, o produtor cinematográfico Steve Canfield, interessado no trabalho de Boroff para seu novo filme (uma adaptação do romance “Guerra e Paz”), dificultará o trabalho de “Ninotchka”. Neste musical da MGM atuam Fred Astaire, Cyd Charisse, Peter Lorre e Janis Paige; as canções são de Cole Porter.

sputnik2

Dia 8/5 às 16h

O homem do Sputnik

O homem do Sputnik / 98 min / Brasil / Carlos Manga / 1959 / p&b

Sinopse: Em uma noite de tempestade, um estranho objeto de metal cai no galinheiro de Anastácio Fortuna, que tentará minimizar os prejuízos vendendo o objeto, que logo será identificado como o satélite soviético Sputnik. Tornados celebridades, Anastácio e sua esposa rapidamente verão sua vida transformada pelo assédio da imprensa e pelo interesse de agentes soviéticos, americanos e franceses no Sputnik. Chanchada da Atlântica, com atuações de Oscarito, Zezé Macedo, Cyll Farney, Norma Benguell e Jô Soares; música de Radamés Gnatalli.

boanoite2

Dia 15/5 às 16h

Boa noite e boa sorte

Good night, and good luck / 93 min / EUA / George Clooney / 2005 / p&b

Sinopse: O filme gira em torno da figura de Edward Murrow, âncora de um programa de notícias da TV estadunidense CBS que nos anos 1950. Murrow, naquele período, usará seu programa como tribuna de defesa dos direitos civis, frente às perseguições políticas promovidas no país, sobretudo a partir da atuação do senador Joseph McCarthy e seu furor anticomunista. Drama com atuações de David Strathaim, Frank Langella, Jeff Daniels, Robert Downey Jr. e Patricia Clarkson.

cortina1

Dia 22/5 às 16h

Cortina rasgada

Torn Curtain / 128 min / EUA / Alfred Hitchcock / 1966 /cor

Sinopse: O físico estadunidense Michael Armstrong, supostamente motivado por cortes de recursos para suas pesquisas, abandona seu país para ser financiado pela Alemanha Oriental. Guerra Fria, espionagem e ameaça nuclear se misturam neste suspense, que tem Paul Newman e Julie Andrews nos papéis principais.

YouOnlyLiveTwice2

Dia 29/5 às 16h

Com 007 só se vive duas vezes

You only live twice / 117 min / Inglaterra / Lewis Gilbert / 1967 /cor

Sinopse: Sean Connery vive o agente britânico 007, que neste filme tem a responsabilidade de evitar que EUA e União Soviética destruam-se mutuamente em uma guerra nuclear, estimulada por ações da organização SPECTRE. Guerra Fria, era atômica, corrida espacial e espionagem combinam-se neste 007 ambientado no Japão.

drstrangelove2

Dia 12/6 às 16h

Dr. Fantástico

Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb / 93 min / Inglaterra / Stanley Kubrick / 1964 /p&b

Sinopse: O general estadunidense Jack Ripper dá início, sem autorização, a uma operação de ataque nuclear à União Soviética. Com isso, as principais lideranças dos EUA e da URSS serão mobilizadas para tentar evitar a destruição completa de seus países. Nesta comédia de temática sombria, Peter Sellers atua na pele de três personagens: o capitão britânico Mandrake, o presidente dos EUA, Merkin Muffley, e o alemão Dr. Strangelove (“Dr. Fantástico”, na versão brasileira), assessor dos militares estadunidenses. Sterling Hayden e George C. Scott também tem papéis destacados.

achinesa2

Dia 19/6 às 16h

A Chinesa

La Chinoise / 96 min / França / Jean-Luc Godard / 1967 /cor

Sinopse: Tendo um apartamento como ponto de encontro e convivência, cinco jovens dedicam-se a intensas discussões políticas sobre as possibilidades de uma ação revolucionária e o perfil da revolução a realizar, tendo como referência as ideais de Mao Zedong. Mas suas ideias devem tornar-se ações. Filme com Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto e Anne Wizemsky.

acaso

Dia 26/6 às 16h

Acaso

Przypadek / 122 min / Polônia / Krzystzof Kieslowski / 1981

Sinopse: Após a morte do pai, Witek, um jovem estudante de Medicina, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. A partir desse ponto, a narrativa se desdobra em três possíveis trajetórias: Witek torna-se um dedicado membro do Partido Comunista; Witek se transforma em dissidente político e ativista comunitário; Witek se entrega à vida em família. Censurado pelo regime comunista polonês, o filme só se tornou conhecido em 1987.

avidadosoutros1

Dia 3/7 às 16h

A vida dos outros

Das leben der anderen / 137 min / Alemanha / Florian Henckel Von Donnersmarck / 2006 /cor

Sinopse: Gerd Wiesler, severo agente da polícia política da Alemanha Oriental, é incumbido de montar um serviço de vigilância permanente de Georg Dreyman, um importante dramaturgo, a fim de verificar a sua real adesão ao regime. Acompanhando o cotidiano da vida de Dreyman (através de um sistema de escuta montado no próprio prédio onde mora o dramaturgo), Wiesler terá sua vida transformada. Drama com atuações destacadas de Ulrich Mühe, Martina Gedeck e Sebastian Koch.

adeus_lenin3

Dia 10/7 às 16h

Adeus, Lênin!

Goodbye, Lenin! / 121 min / Alemanha / Wolfgang Becker / 2003 /cor

Sinopse: Em Berlim Oriental, pouco antes da queda do Muro, a Sra. Kerner, fiel seguidora dos ideais afirmados pelo regime da República Democrática Alemã, passa mal e entra em coma após ver seu filho, Alexander, ser agredido pela polícia por participar de uma manifestação reivindicando a abertura política. Meses depois, quando a Sra. Kerner melhora e acorda, o regime comunista e a Alemanha dividida já não existem mais. Contudo, seu filho teme que as notícias acerca das transformações transcorridas desde a internação da mãe piorem seu grave estado de saúde, e busca criativamente ocultá-las.

 

 

Página atualizada
em 26 fev.2011

Voltar à página
de abertura do LabPac