LABPAC_logo.jpg

 

Projeto “A aventura do documento”

Projeto de extensão em andamento

 

 


Coordenação: Profa. Janice Gonçalves.

Período de realização: desde agosto de 2003, com suspensão temporária das atividades entre julho de 2004 e julho de 2006, em virtude do afastamento da coordenadora, para capacitação (Doutorado).

Bolsistas de extensão:

Alessandra Ludwig (março a julho de 2004);
Anelise Rodrigues (março de 2008);
Karoline Kika Uemura (abril a julho de 2008);
Laís Bibiana Rodrigues Lagos (março a dezembro de 2008);
Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite (agosto de 2008 a dezembro de 2009);
Luiza Tonon da Silva (a partir de março de 2012).

Voluntária: Julia Rodrigues Vieira (2008).

Colaborador: Nelson Canzian da Silva (2010)

 

O projeto de extensão “A Aventura do Documento” objetiva discutir e propor formas e procedimentos de utilização de documentos no ensino de História, propondo inicialmente a elaboração de “caixas pedagógicas” contendo reproduções e transcrições de documentos (com ênfase em documentos de arquivo de acervos públicos) ou mesmo “originais” (no caso de documentos que nascem múltiplos, como cartazes, folhetos de divulgação etc.). Acompanhando os documentos, textos que informem sobre seu contexto e indiquem sugestões de atividades em sala de aula (no formato de oficinas). As caixas pedagógicas são disponibilizadas, através de empréstimo, para professores das escolas da rede pública existentes no município, que, na devolução do material, podem informar sobre os problemas e aspectos positivos observados em sua utilização, oferecendo sugestões de aperfeiçoamento.

 

Consulte aqui indicações bibliográficas sobre as relações entre História e Documento

 

Consulte aqui as oficinas de história contemporânea já disponíveis.


A partir de 2009, o projeto diversificou os materiais elaborados: além das oficinas, foram preparados roteiros comentados de caminhadas por bairros de Florianópolis (que foram postas em prática no evento de extensão “No fio da memória: caminhadas de registro fotográfico”). Os materiais (roteiros e oficinas) também passaram a ser disponibilizados em CD para os professores interessados.

 

Conheça aqui os roteiros das caminhadas.

 

Em 2010, o projeto produziu materiais e buscou estimular reflexões em torno do filme como documento, sendo promovida a mostra de filmes “Projeções da História: o século XX no cinema”.

Informe-se aqui sobre a mostra de filmes!

Em 2011, foram produzidos materiais relacionados à história do século XX, para uso em sala de aula, tendo sido realizada uma pequena mostra de filmes e alimentado o blog do projeto http://aventuradodocumento.blogspot.com

 

Em 2012 continuará a produção de materiais sobre a história do século XX, bem como de outros que tematizem questões do patrimônio cultural no ensino de História.

 

Página atualizada
em 12 jul.2012

Voltar à página
de abertura do LabPac